Artesãos do ArtChapada : Joilson, o encantador de fios.

ArtChapada, arte, Arte com fios esmaltados, Arte em fio de alumínio, Arte em fio de cobre, artesanato, chapada diamantina, homens, Lençois, Palmeiras, Seabra -

Artesãos do ArtChapada : Joilson, o encantador de fios.

Começamos hoje uma série de posts que apresentará de maneira individual os artesãos que fazem parte da nossa loja, o ArtChapada (www.artchapada.com.br). Nossa missão maior é promover a visibilidade do artesanato da Chapada Diamantina que se encontra com tanta riqueza quanto as belezas naturais, bem como seus artesãos, tornando-o acessível a nível nacional por intermédio do meio digital.

Trago para vocês: Joilson, o encantador de fios

Joilson, trabalha com fios e é artesão do ArtChapada
.
Natural da cidade de Seabra - Chapada Diamantina - Bahia, Joilson Santos Pereira tem 24, mas trabalha com fios esmaltados desde os 22 anos. 
Ele é uma pessoa inspiradora e bastante proativa. Sempre disposto a aprimorar e dar seu melhor a cada peça acabada. Um ótimo membro da nossa família ArtChapada que tem contribuído grandemente para que nosso projeto tenha vida. Ele dá luz à peças encantadoras, sem seguir nenhum padrão de modelo. Como ele mesmo diz, ele os tira da "própria cabeça".
Veja a seguir o depoimento do próprio artesão sobre a arte que ele produz:
.
"Eu sempre fui apaixonado por artesanato, aí um dia eu vi um vídeo de um rapaz trançando o arame, eu fiquei com vontade de fazer também. Fui pesquisar na internet e vi muitas outras coisas. Isso começou há dois anos atrás. Quando comecei eu fazia pra mim mesmo, sem um intuito de vender porque era material reutilizado. Depois eu tive a ideia de fazer pra vender só que precisava de investimento, foi quando eu comecei a comprar materiais novos para a confecções das minhas artes. Hoje eu as crio a partir de uma ideia. Essa ideia é criada por meio de uma imagem em meu cérebro e eu passo para o arame."
.
Joilson Pereira trabalhando com fios esmaltados
.
Joilson é de fato um apaixonado pelo que faz. Quando questionado sobre o significado desta prática na vida dele, ele responde:
.
"A arte pra mim representa calma, tranquilidade, porque exige muito do artesão, principalmente a paciência. Já teve obra minha que na metade do caminho eu pensei em desistir porque não tava dando certo e tava gastando muito material ,como é o caso do dragão. Mas como eu queria dar vida àquela ideia que surgiu na minha cabeça, e acredito que não foi por acaso, eu fui em frente."
Joilson é um sonhador, que assim como nós, carrega o amor pelo que faz no peito. Nossa motivação é seguir, sobretudo, nossa missão, que é passar o amor por meio de peças feitas por nós mesmos. 
.
Veja a seguir, algumas peças que o Joilson produz:
.
Escorpião feito em fio de cobre esmaltado e pedrarias
Formiga D'água feita em fio de cobre esmaltado e pedrarias
Lagartos feitos em fio de cobre esmaltado e pedrarias
Louva-Deus feito em fio de cobre esmaltado e pedrarias
.
Joilson Pereira e mais artesãos vendem suas peças por meio do nosso site: www.artchapada.com.br . Confira lá muitas outras peças deste mesmo tipo e de outros, todas elas artesanais.
.
Fomentem este projeto, compartilhando, divulgando e incentivando a compra de produtos artesanais. Comprar de quem produz e tem este meio, como muitas vezes, única forma de renda é muito mais consciente, do que alimentar as grandes indústrias. Faça sua parte! 
 

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados