Carnaval de Palmeiras - Chapada Diamantina - Bahia

Carnaval Bahia, Carnaval Chapada Diamantina, carnaval de Palmeiras, Chapada Diamantina -

Carnaval de Palmeiras - Chapada Diamantina - Bahia

O carnaval de Palmeiras foi o primeiro da Chapada Diamantina, tendo início no ano de 1926 introduzido pelo Dr. Eutrópio Santos Reis. 

Eram exibidos pelas ruas da cidade sete cordões acompanhados por bandas próprias. Como não havia carros na época, o improviso entrava em cena, dando lugar a carros alegóricos fabricados por marceneiros e puxados por braços de homens. 

Em 1928, a nossa cidade já contava com alguns carros e então foram organizadas pranchas com suas orquestras que davam um novo colorido ao carnaval; posteriormente, foram organizadas as batucadas, blocos e o cordão das roceiras que sempre era apresentado com brilhantismo.

Em decorrência da diminuição das atividades de garimpagem, verificou-se o êxodo em nossa cidade; em conseqüência, houve uma considerável diminuição do número de habitantes e, conseqüentemente, do poder aquisitivo. Seu povo passou a ter uma vida menos requintada, menos pomposa e gradativamente foi diminuindo o esplendor dos carnavais; reduziu o número de cordões passando a exibir somente três: o das Crianças, o das Holandesas que durou 12 anos e o da Capa Preta. Veja a seguir, algumas fotos antigas do carnaval:

Na atual conjuntura, nosso carnaval continua a ser o melhor carnaval da Chapada Diamantina e o terceiro melhor de Estado da Bahia, pois conta com um grande número de foliões de outras regiões e até da capital, andando e pulando atrás dos trios.

Vai curtir carnaval em Palmeiras este ano? Não deixe de além do prestígio à folia, prestigiar também a cultura artesanal que é oferecida pela cidade e levar uma lembrança do melhor carnaval da região. O ArtChapada conta com uma série de artesãos que em sua maioria são palmeirenses. Não deixe de conferir no site (www.artchapada.com.br) , fazer sua encomenda e agendar conosco o local de entrega em Palmeiras. É importante que a faça desde já, para que nossos artesãos tenham tempo de confeccioná-la. Aguardamos vocês e BOM CARNAVAL!!!!

 **Fotos da internet e texto/fotos do blog de Whebert Walace, entitulado "Palmeiras: minha terra, minha cultura, meu patrimônio".

 


Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados