Os 5 Benefícios que você terá se começar a fazer artesanato hoje!

artesanato, chapada diamantina, dicas de saúde -

Os 5 Benefícios que você terá se começar a fazer artesanato hoje!

Artesanato e os benefícios para uma vida saudável

Que ter algum hobby ou ocupação faz bem, todo mundo sabe. Mas você sabia que seu hobby além de fazer muito bem à saúde, também pode lhe render lindas peças?


O artesanato surgiu, aproximadamente, há 6000 a. C. Suas primeiras manifestações se deram no polimento da pedra, no fabricar da cerâmica. Tudo ainda era muito tímido, mas acredite, ali surgia o nosso tão querido e terapêutico artesanato.

Por artesanato se entende: O produto acabado que é feito por meio das mãos utilizando matéria prima, okay?


Em pleno século XXI, cá estamos! Com uma infinidade de tipos e modalidades dessa técnica, como: Crochê, ponto cruz, tear, arte em fio, decoupage, cartonagem, tricô, pintura, biscuit, entre muitos outros. Como se não bastasse ser algo muito interessante de se aprender, ainda tem o poder de nos deixar mais sãos, nestes tempos de loucura que vivemos (risos).

Mas, deixando de enrolação, veja a seguir "Os 5 Benefícios que você terá se começar a fazer artesanato hoje!":

1. Você estimulará a sua coordenação motora:

O trabalho manual promove de maneira bastante eficaz o desenvolvimento da coordenação motora. Isso se dá por conta dos movimentos repetidos com as mãos, que ajuda o seu cérebro a ter uma conexão melhor com seus músculos esqueléticos.

 

2. Aguçará sua percepção:

    O artesanato também tem a capacidade de aguçar a sua percepção de mundo.  Por ser um trabalho minucioso e devido ao grande tempo geralmente despendido às técnicas, o artesanato faz com que este hábito de observação no trabalho vire rotina em outros aspectos da vida.

 

3. Você terá uma incrível sensação de bem estar:


O ato de estar com a mente limpa e focada já é motivo de alegria. Mas estudos comprovam que o fato de você estar produzindo uma peça e ter o poder de ver o trabalho pronto, gera a sensação de autorrealização, de satisfação consigo próprio e uma onda de bem estar.

4. Estímulo cerebral

Para a prática do artesanato, se torna imprescindível a concentração e a criatividade que são estimuladas o tempo todo. Seja num trabalho com agulhas, fios, linhas, madeira, você sempre se sentirá desafiado num detalhe, num ponto… Isso estimula a mente e traz reflexos muito positivos. Trabalhos manuais se mostra uma ótima terapia estimulativa para idosos, pois estimula funções do cérebro que, se não trabalhadas, se deterioram.

5. Seu hobby = Fonte de renda

O trabalho de maneira geral tem ganhado um peso muito negativo, tendo seu significado muito ligado a sofrimento, estresse, perda de tempo, fazer o que não gosta, torcer pelas 5 da tarde, venerar as sextas-feiras… Você não precisa ser mais um. O artesanato é a prova de que é possível sim, ter no seu hobby uma fonte de renda, desde que não perca a pegada leve da coisa. Muitas pessoas começam a fazer artesanato sem pretensão de renda, outras já aprendem com este intuito. Independente do seu caso, saiba que você pode sim ter um bom dinheiro fazendo o que relaxa e faz bem


...em suma


Seja lá qual foi o motivo que o tenha levado a começar a fazer artesanatos ou a pensar nisso, depois deste post, está mais que claro que razões para você começar hoje mesmo a praticar é o que não faltam. Escolha a técnica que mais combina com você e arrase! Seu corpo, mente e emocional agradecem!

Confira nossos produtos na loja.


Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados