Quilombo do Corcovado – Palmeiras-Bahia

arte, artesanato, artesanato quilombola, chapada diamantina, crochê, quilombo, quilombo corcovado -

Quilombo do Corcovado – Palmeiras-Bahia

Visão do Quilombo do Corcovado em Palmeiras - Imagem do Artesanato e Sustentabilidade


O Corcovado é localizado em uma área de semiárido, com bioma caatinga e mata de transição entre o cerrado e a caatinga. Atualmente a comunidade de remanescentes quilombolas do Corcovado é composta por oito famílias que vivem basicamente do trabalho na roça (plantio do feijão, milho, mandioca) e da produção de artesanato com palha de Licuri e Cipó.

Apesar de esta pequena comunidade conhecer grandes dificuldades com relação à ausência de saneamento básico, ao isolamento geográfico e à precariedade dos serviços de educação e saúde no município, ela também conquistou grandes vitórias. Nos últimos 14 anos, a comunidade conseguiu melhorias como: construção de uma estrada que já permite a chega de automóveis no povoado, a instalação de cisternas para captação da agua da chuva, a chegada da energia elétrica em 2013, a construção de uma pequena biblioteca, etc.

Essas melhorias devem-se à força e iniciativa da Associação Quilombola da Comunidade de Corcovado que, com o apoio de alguns parceiros como a EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola) e a Secretaria de Ação Social do Município, tem trabalhado para o desenvolvimento socioeconômico da comunidade. Por outro lado, graças à Associação e aos parceiros citados, em 2008, a comunidade foi certificada pela Fundação Palmares, enquanto comunidade de remanescentes de Quilombos (CRQs).

A comunidade tem assim demonstrado um dinamismo ímpar fundamentado no respeito à sua cultura ancestral de matriz africana:  jarê, chula, estórias, conhecimentos medicinais, entre outros, como técnicas de artesanatos que é o tema central da nossa loja e do nosso blog.

Artesanato:

O forte é o uso da palha como matéria prima para confecção de artigos como cestos, bocapio, sacolas, luminárias, bolsas, entre outras. Veja a seguir, algumas fotos dessas artesãs maravilhosas em ação:

 

Pegamos essas informações de um blog excelente (Artesanato e sustentabilidade - Comunidade Quilombola do Corcovado : http://comunidadecorcovado.blogspot.com ) que conta lindamente a história e faz um acompanhamento mais minucioso desta comunidade maravilhosa.

Em breve, pretendemos fazer uma entrevista com as artesãs, que são também nossas parceiras e fornecedoras do projeto ArtChapada e colocá-la aqui para vocês, é claro! rs

Venha conhecer a Comunidade Quilombola do Corcovado em Palmeiras, mas caso não possa, leve um pouco dessa arte para sua casa por meio de uma série de produtos expostos na loja www.artchapada.com.br . Vocês vão amar!


Até a próxima! 

ArtChapada: Porque a Chapada Diamantina não é só turismo!




Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados